quarta-feira, 31 de julho de 2013

IPEF: Novo viveiro é estruturado para a produção de mudas clonais de eucalipto

O IPEF está finalizando a implantação de seu novo viveiro florestal, localizado na Unidade Monte Alegre, destinado principalmente à produção das chamadas "baby-clone", mudas clonais de eucalipto com cerca de 15 cm de altura e idade média de 40 dias.

Com uma área de 25 mil metros quadrados, o viveiro terá estrutura para produzir 600 mil mudas ao mês, o que equivale a mais de sete milhões de mudas ao ano. Essa capacidade representa potencial desenvolvimento para os projetos e pesquisas do IPEF.

A iniciativa de produzir as "baby-clone" reflete a preocupação do Instituto em se adaptar constantemente ao mercado, acompanhando sua evolução e procurando suprir suas necessidades, já que passa a atender também a uma geração de produtores que aposta nas florestas clonais em complementação às florestas seminais.

Toda a estrutura tecnológica necessária para a produção das mudas clonais está sendo viabilizada na Unidade IPEF Monte Alegre. A produção engloba clones de Eucalyptus urophylla, E. urophylla x grandis (conhecido como "urograndis"), e E. grandis x E. camaldulensis (conhecido como "grancam"). "Atenderemos a viveiristas que não dispõem da estrutura física necessária para produzir o clone, e que terão assim o benefício de custos menores, já que irão apenas finalizar a condução", explica Israel Gomes Vieira, coordenador do Setor de Sementes e Mudas do IPEF.
Viveiro com as mudas dos clones a serem comercializados
A comercialização das mudas deve ser iniciada em agosto, sendo que os produtores interessados já podem firmar contratos que estabelecem a disponibilização para este período. Paralelo a isso, o Instituto segue ofertando sementes de Eucalyptus, Pinus e espécies nativas. Para mais informações, contate o Setor de Sementes e Mudas do IPEF: (19) 2105-8615
Fonte:
http://www.fazendajardim.com.br/index.php?pg=noticias_ler&idnot=700

Nenhum comentário:

Postar um comentário