sábado, 25 de maio de 2013

Arvores Nativas de Cedro - Mudas de Cedro

Cedro

Por Fernando Rebouças
Pertence à divisão de Pinophytas, do grupo das espécies gimnospérmicas, o cedro  é uma árvore, da família Pinaceae. A sua madeira é amplamente usada na fabricação de móveis, como cadeiras, mesas, armários, utilitários, e de instrumentos musicais. É considerada uma madeira nobre. No meio natural, diferentes exemplares de cedro crescem separados uns dos outros, as sementes de cedro só germinam em locais não hostis, ou seja, de baixa competição entre plantas de diferentes espécies. Em algumas regiões é raro encontrar sementes e mudas para o plantio.
Os brotos de cedro costumam ser assediadas desde cedo pelas borboletas, o que pode impedir o seu crescimento. O cedro é encontrado desde o sul do México até o Norte da Argentina.
Essa árvore também foi inserida em diferentes regiões da África, sudeste da Ásia e Havaí. O seu tronco gera uma madeira rosada, perfumada de agradável odor e leve.
A madeira de cedro costuma resistir aos cupins, brocas e fungos. É utilizada também para a fabricação de caixas de charutos. Nos instrumentos musicais sua madeira é requisitada para o corpo e braços de guitarras, braços de instrumentos acústicos, fundo e lateral de violão; também em congas, atabaques e pandeiros.
Há três tipos de espécies de cedros, referidos popularmente como cedro, cedro-branco, cedro-rosa e cedro-vermelho.Há também o “Cedrela adorata” encontrado na floresta amazônica; na Mata Atlântica, a espécie mais encontrada é a “Cedrela angustifolia”. Entre o estado de Minas Gerais e a região Sul do Brasil, a espécie mais encontrada é a “Cedrela fissilis”.
A madeira do cedro apresenta as seguintes característias:
  • textura grossa;
  • superfície lustrosa e com reflexo dourados;
  • textura grossa;
  • resistência moderada ao ataque de organismos xilófago;
  • retrabilidade linear e volumétrica baixas.
Entre as madeiras leves o cedro é superado em qualidade pela madeira do Pinho-do-Pará. O cedro também é usado na construção civil para a instalação de rodapés, guarnições, forros, cordões, acabamentos decorativos, entre outros.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cedro
http://www.mundoflorestal.com.br/mediawiki/index.php/Cedro
http://www.aguademeninos.com.br/Madeireira/Madeiras/cedro.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-madeira-de-lei
Foto: http://w3.ufsm.br/herbarioflorestal/especie_detalhes.php?nome_filtrado=cedro&PHPSESSID=2d44c31c51e22548672220dfd49e1
Fonte:http://www.infoescola.com/plantas/cedro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário