domingo, 14 de abril de 2013

Usina abre comportas e causa danos ao meio ambiente, em Luziânia (GO)


Hidrelétrica de Corumbá III será notificada e pode ser multada em R$ 50 mil.
Árvores foram puxadas pela força da água; nível do rio subiu dez metros.


Do G1 GO com informações da TV Anhanguera


A abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Corumbá III, que fica em Luziânia, na região leste de Goiás, causou danos ao meio ambiente, às margens do Rio Corumbá. Por conta do procedimento, feito nesta semana, o nível do rio subiu dez metros e árvores nativas como pés de angico e jatobá foram puxados pela correnteza. Vários trechos do barranco também cederam.
Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estiveram no local e começaram a levantar os prejuízos ambientais causados.
Em conversa com funcionários da empresa responsável pela usina, foi confirmada que a abertura das comportas foi uma medida de segurança, pois o reservatório da usina havia chegado ao limite.Segundo a fiscalização, a hidrelétrica vai ser notificada a recuperar a área degradada. Caso fique comprovada a responsabilidade da usina, a multa pode chegar a R$ 50 mil.
Com a previsão de chuva para os próximos dias, os ribeirinhos estão assustados, pois o nível do rio não para de subir. "Vai só acabando [o meio ambiente], destruindo tudo cada vez mais. A mata aqui está indo embora", lamenta o caseiro Wilton Lemos.
A empresa informou que vai vistoriar os danos às margens do rio e justifica que a abertura das comportas é realizada de forma coordenada com o operador nacional do sistema elétrico. Diz ainda que a intenção da usina é garantir a segurança da população ribeirinha.
Fonte:http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/04/usina-abre-comportas-e-causa-danos-ao-meio-ambiente-em-luziania-go.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário